11 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

DEKA MAY

11/10/2024 06:00

Menos filhos

Nossos bisavós tiveram, em sua maioria, sete, oito, nove ou até dez filhos. Essa média também quase foi a mesma com nossos avós. Com nossos pais esse número caiu para três ou quatro filhos. A geração da década passada limitou-se a ter no máximo um ou dois filhos. A atual geração de pais já vem retardando cada vez mais a possibilidade de ter pelo menos um filho. E isso não é apenas no Brasil. Também nos EUA e em quase todos os países da Europa ocidental muitos pais estão evitando ter filhos.

Menos filhos 2

Pra se ter uma ideia, quase 20% das mulheres norte-americanas com até 45 anos não têm filhos. A continuar desse jeito, muitos casais irão retardar ao máximo a possibilidade da paternidade, diferentemente de alguns países onde a quantidade de filhos continua sendo a mesma de décadas atrás. Seja por questões religiosas ou total falta de condições de prevenção, informação ou orientação. O fato é que já estamos começando a viver esta desproporcionalidade, um verdadeiro desequilíbrio populacional que certamente irá transformar o mundo que vivemos. Sabe-se lá o que poderá acontecer...

Nível de felicidade

Qual seria a maneira correta para definir o nível de felicidade de um povo? Certamente uma melhor qualidade de vida é pré-requisito para que boa parte da população possa se sentir mais ou menos feliz. Imagina-se que o sistema de governo não necessariamente teria muita influência nestes índices. Mas o fato curioso deste levantamento é que, entre os dez países com maior nível de felicidade, sete deles são monarquias. Lembrando que existem apenas 20 monarquias em todo o planeta.
 

Fot: Felipe Cascaes/DS

Em festa

Pra comemorar os dois anos da Lara, o irmão Davi passa por aqui todo faceiro, junto aos pais, Samuel e Simone.

Autoconfiança 

Um estudo realizado durante mais de setenta anos concluiu que crianças que fazem tarefas desde cedo se tornam adultos mais bem-sucedidos e felizes. A conexão mais surpreendente foi entre as tarefas domésticas e a autoestima. Crianças com afazeres domésticos se tornam adultos mais confiantes. Outro estudo realizado com dez mil crianças mostrou que tais tarefas e atribuições fazem com que elas se tornem mais confiantes e competentes.

Autoconfiança 2 

O fato é que muitos pais evitam deixar que os filhos tratem de resolver seus próprios problemas, e isso acaba influenciando negativamente na sua autoestima. Na medida que vão crescendo e desenvolvendo maturidade e habilidades, a recomendação é de que os pais criem um ambiente onde os filhos possam assumir responsabilidades e resolvam seus eventuais problemas sozinhos.
 

Equipe By Chelo

Aqui, o querido Chelão, que tem Laguna e o surf no coração, ao lado do vice-campeão mundial, Pedro Barros, e das futuras campeãs Maria Heinzen e Malu Pires.


“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, e não na vitória propriamente dita”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR