Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa apresentou parecer favorável ao projeto do deputado lagunense Sérgio Guimarães (União) que proíbe o uso de radares móveis e operados por drones, para a fiscalização da velocidade dos automóveis nas rodovias do estado. Pela proposta, as fiscalizações de velocidade nas rodovias estaduais deverão ser realizadas exclusivamente por meio de radares fixos, devidamente sinalizados em conformidade com a legislação de trânsito vigente, garantindo a visibilidade e o conhecimento prévio dos motoristas sobre os locais de fiscalização. Conforme o autor, o objetivo da medida é “garantir a transparência e a previsibilidade das ações de fiscalização”.
Primeiros socorros
Um grupo de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Gravatal teve a oportunidade de participar de um curso intensivo de primeiros socorros. Ministrado por profissionais do Samu, o treinamento busca capacitar as voluntárias para prestar atendimentos básicos em situações de emergência, tanto no ambiente de trabalho quanto em situações do dia a dia.
Cursos técnicos
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, com início no primeiro semestre de 2025. Em Tubarão, as vagas são para os cursos de Administração e Eletrotécnica. Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.
Vítimas de violência
A Câmara de Laguna aprovou um projeto de lei para conceder às mulheres vítimas de violência o benefício da gratuidade temporária nas passagens do transporte coletivo na cidade. A matéria foi apresentada pela vereadora Deise Cardoso (MDB). O texto prevê concessão da tarifa zero por seis meses, prorrogáveis, às vítimas com medida protetiva concedida judicialmente. O projeto ainda depende de sanção.