A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alesc) rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que sugeria a troca do hino do estado. O projeto foi apresentado em 2023 pelo deputado Ivan Naatz (PL), que defende uma música que represente melhor a história dos catarinenses. Por cinco votos a quatro, os deputados aprovaram o parecer contrário à proposta e decidiram arquivar o texto. O texto visava autorizar concurso público para selecionar nova letra e música. Entre as justificativas para a iniciativa, o parlamentar alegou que a população não compreende o atual hino.
Famosas
Além de viralizar nas redes sociais, o grupo de capivaras que aparece em vídeo atravessando a avenida José Acácio Moreira, em Tubarão, virou notícia estadual. As imagens que chamaram a atenção foram feitas pelo jornalista Luiz Henrique Fogaça. O grupo de 10 capivaras foi visto próximo à UniSul.
Crescimento
A indústria brasileira de máquinas e equipamentos teve crescimento nas exportações em setembro, com a receita líquida de vendas subindo 11,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 27,2 bilhões, segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Em relação às exportações, houve alta de 1,8% na comparação com o mesmo mês de 2024, enquanto que no acumulado anual, o setor ficou no mesmo patamar de 2024. Os números são positivos, ainda mais considerando o tarifaço dos EUA.
Regularização
A Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae/SC, realiza na próxima semana, entre os dias 3 e 7 de novembro, a Campanha de Regularização e Crescimento para MEIs em Santa Catarina, ação que tem por objetivo orientar, regularizar e impulsionar o crescimento dos negócios locais. Em todo o estado, serão mais de 185 postos de atendimento, dentre os quais, Tubarão.