Santa Catarina lidera o crescimento econômico na região Sul do Brasil. É o que aponta o estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgado recentemente. De acordo com os dados, entre 2001 e 2024, o estado apresentou um crescimento médio de 2,5% ao ano, superando a média nacional. Segundo os pesquisadores e economistas, esses números são fruto do processo que conecta inovação e tecnologia aos setores tradicionais da indústria catarinense. Em janeiro de 2025, por exemplo, a produção industrial catarinense registrou um aumento de 8,6%, o maior percentual entre todos os estados brasileiros.
Comitiva alemã
A prefeita de São Martinho, Anelise Wiemes, e a vereadora Rogéria Rech, mentora do projeto de intercâmbio cultural e educacional entre o município e Schweich (Alemanha), participaram de uma importante reunião na Embaixada da Alemanha, em Brasília. O encontro teve como objetivo estreitar laços institucionais e preparar a chegada da comitiva alemã ao Brasil, marcada para amanhã.
Limites
O prefeito de Laguna, Preto Crippa, esteve na Alesc, acompanhado do vice-prefeito Leandro Bento, do chefe de gabinete Bruno Marçal e dos vereadores Vitor Elíbio e Everaldo dos Santos. O grupo participou de reuniões para tratar sobre a discussão quanto aos limites entre o município e Imbituba. A principal agenda foi uma reunião no gabinete do deputado estadual Julio Garcia. Durante a visita à capital, os representantes de Laguna também se reuniram com o prefeito de Imbituba, Michell Nunes. Um novo encontro será realizado.
Visita
O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, recebeu a visita do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), Mauro Mariani. Na conversa realizada ontem, no Paço Municipal, foram discutidos temas como parcerias público-privadas e um programa de financiamento ao Microempreendedor Individual (MEI).