Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

08/10/2025 06:00

Preocupação

Moradores do Lageado e da Sanga do Lageado, no bairro São Cristóvão, em Tubarão, estão se mobilizando após tomarem conhecimento do interesse de uma empresa privada em iniciar atividades de mineração na região. A notícia de que o empreendimento estaria em processo de legalização para explorar terrenos particulares gerou forte preocupação entre os residentes. A área inclui mata nativa, nascentes que abastecem residências e propriedades rurais de famílias tradicionais. Com mais de 100 casas, a comunidade mantém viva a agricultura familiar e a história dos descendentes de imigrantes italianos que colonizaram o Sul catarinense. Para discutir o tema e definir ações de defesa do território, os moradores marcaram uma reunião para sábado, às 9h, no salão da Igreja de São João Batista, no Lageado. Unidos pela terra e pela memória, prometem lutar para que o progresso não enterre suas raízes.

Entrelinhas
- Aprovado na Câmara de Tubarão projeto de lei de autoria do vereador Rafael Gaspar Silvano que institui o Sistema Digital “Chama o Trator”, para solicitação e acompanhamento online do uso de máquinas agrícolas da prefeitura de Tubarão. O projeto não teve nenhum voto contrário e foi dispensada a redação final.

- Devido à grande procura, o 1º Seminário Regional de Saúde Mental, marcado para a próxima sexta-feira em Tubarão, será realizado em um novo espaço. Inicialmente agendado para ocorrer no Sigma Park, o evento acontecerá agora na Faculdade Senac, no bairro Revoredo, que tem estrutura para receber até 300 participantes. 

- A cantora Ana Castela se apresenta em Tubarão no dia 22 de novembro, na Arena Multiuso Prefeito Soratto. O show, promovido por Let’s Do, Noticom e Enzo Produções, promete muita energia e sucessos da boiadeira. Conhecida como um dos maiores nomes do sertanejo atual, a artista deve reunir fãs de todas as idades. Os ingressos estarão à venda a partir de hoje.

- A situação dos trabalhadores demitidos no Plano Collor estará sendo discutida em reunião marcada para as 15h de hoje na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, coordenada por Amilton Fernandes e pelo consultor Fabrizio Morelo, debaterá o assunto com representantes dos trabalhadores de todo o país. Da região participa o ex-vereador Manoel da Silva Guimarães, o popular Farinheira. 

- Hoje às 18h30, tendo por local a sede da Acatul, em Tubarão, localizada na Casa da Cidade, estará sendo lançado o livro “A imprensa lagunense do século 19 e o jornal como fonte de história”, de autoria de Arilton Teixeira. O autor, que estreia na área da produção historiográfica catarinense, estará à disposição da imprensa e fará uma sessão de autógrafos.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR