17 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

17/01/2025 06:00

Pouco generoso?

Uma pesquisa feita em todo o Brasil sobre o comportamento e o engajamento dos brasileiros com causas sociais mostrou que a maioria decide fazer doações apenas em momentos de grandes catástrofes, sem manter a prática como um hábito. A esmola é o jeito preferido de doação no país, com adesão de 65%. A doação de bens como roupas, alimentos e objetos é uma prática de quase metade dos brasileiros. Já o dízimo nas igrejas é uma prática adotada por pouco mais de um terço da nossa população. E 49% das doações são em dinheiro vivo, 30% através do Pix. Diferentemente de países da Europa e Estados Unidos, por aqui são poucos os incentivos legais para doações, como as deduções de impostos. A filantropia é vista mais como caridade. Pelo sexto ano seguido, o país mais generoso do mundo é a Indonésia. O Brasil caiu para a posição 89, depois de ficar entre as 20 nações mais generosas no ranking em anos anteriores.

Entrelinhas

- Com apenas 24 anos de idade, o vereador do PL de Tubarão João Zaboti, que foi o segundo mais votado, com 2.336 votos, tem sido citado nas rodas políticas como um forte candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem. Perguntado, João fala sobre o assunto com muita cautela, e admite que, se o partido quiser, e o prefeito Soratto o apoiar, poderá, sim, ir para a disputa sem nenhum problema.

- Prefeito de Laguna, Preto Crippa, em conversa conosco, garantiu que cumpriu todos os compromissos que tinha com os partidos que o apoiaram. Se alguém dentro do União Brasil não está satisfeito a culpa não é sua. Ele garante que honrou sua palavra e, se alguém duvidar, basta perguntar para os presidentes das siglas que estiveram junto com ele na eleição.

- Na prefeitura de Tubarão, Samuel Gonçalves da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico, foi nomeado para responder pela gerência de Proteção do Consumidor, e Marlise Gisela Nunes para o cargo de secretária da Educação, agente político da Secretaria de Educação e diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação.

- Deputado estadual Camilo Martins, filiado ao Podemos, esteve visitando o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, e prometeu recursos da ordem de R$ 150 mil para que a Fundação Municipal de Saúde possa implantar o programa Criança com Visão. Camilo conversou também sobre a participação do seu partido no governo Soratto/Denis.

- Advogado tubaronense Erivelton Filetti é o novo ouvidor-geral da OAB/SC. Ele foi empossado esta semana pelo presidente da Seccional, Juliano Mandelli. Como ouvidor adjunto foi empossado o advogado André Barreto, da cidade de Sombrio. As nomeações fortalecem ainda mais a interiorização da OAB na gestão 2025/2027, com a presença de representantes da classe de todo o estado nos cargos diretivos.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR