16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

20/06/2024 06:00

Plástico x reciclagem

A indústria do plástico e grandes empresas de petróleo têm promovido a reciclagem como solução para o descarte de plástico de forma enganosa nos últimos 50 anos. Foi o que concluiu um relatório elaborado pelo Centro para a Integridade Climática. Mesmo com as informações de que o método não era economicamente viável para lidar com os resíduos, os produtores focaram em promover a reciclagem no lugar de uma redução da produção. A pesquisa aponta que apenas 9% do plástico produzido é reciclado. Além da pequena parcela, o processo de reciclagem foi reconhecido em documentos da associação comercial Vinyl Institute como uma solução temporária, postergando o momento que o plástico seria descartado. Especialistas reconhecem a solidez do relatório e sugerem que ele poderia fundamentar investigações e ações legais contra a indústria do plástico por enganar o público e violar leis de proteção ao consumidor e ao meio ambiente.

Entrelinhas

• Ex-prefeito de Tubarão, Carlos Stüpp, conversou com o presidente do Progressistas, médico e vereador Jean Abreu Machado, e saiu otimista do encontro. Esta semana ele pretende se reunir com o prefeito Jairo Cascaes e com o presidente do PSD, empresário Luciano Menezes. Outras siglas também serão procuradas ao longo deste mês.

• Amanhã o município de Imbituba terá uma sessão solene de sua Câmara de Vereadores em comemoração aos 66 anos de sua emancipação político-administrativa. O evento começará às 20h no Salão Principal do Imbituba Atlético Clube e terá por objetivo conceder Títulos de Cidadão Honorário e Medalhas de Honra ao Mérito e Henrique Lage a diversas pessoas em reconhecimento ao serviço e dedicação para com a comunidade local.

• Presidente da Fundação de Saúde de Tubarão, Marcelo César Ribeiro, o popular Chicago, colocou seu cargo à disposição do prefeito Jairo Cascaes. Marcelo, que é dentista concursado da prefeitura desde 2003, está com problemas profissionais, já que possui dois consultórios dentários e não pode dar a eles a devida atenção. Sua ideia é pegar férias, gozar dois meses de licença-prêmio e depois voltar ao consultório dentário. 

• Alvo de uma operação do Gaeco ontem, o ex-deputado federal e hoje diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, Edinho Bez ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão. Não foi informado qual o suposto envolvimento do ex-parlamentar com os fatos investigados. Seu irmão Silvinho Bez, assessor do deputado Volnei Webber, nos disse que Edinho está tranquilo e que não sabe por que seu nome foi envolvido na operação. 

• Prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, deu total apoio ao lançamento do vereador Allan Lopes Prudêncio como candidato do PSD à prefeitura em outubro. O não cumprimento de um acordo feito no passado do PSD com o PP vai acabar colocando o MDB e o Progressistas numa composição que terá o atual vice Ronaldo Fornaza e o comerciante Lauro Boeing como candidatos.
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR