21 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

30/04/2024 06:00

Outro olhar

Enquanto o Sinte e o governo do Estado travam uma grande queda de braço, pouca gente sabe que mais de 100 mil estudantes catarinenses estão fora da escola na educação básica. Os dados fazem parte do 4º relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. Nele, são apontados que 45 mil crianças de seis a 14 anos estavam foram da escola no Estado em 2021. O número passa de 100 mil quando incluídos adolescentes de 15 e 17 anos que não estão cursando o ensino médio. O pior é que a situação não melhora na educação infantil. O ensino foi universalizado em Santa Catarina para crianças de zero a três anos, mas não foi atingida a cobertura de 100% para a faixa de quatro a cinco anos, justamente quando a matrícula é obrigatória. Sem entrar no mérito de quem tem ou não razão, o fato é que a educação tem que ser olhada de forma diferente por todos.

ENTRELINHAS

• Foram nomeados segunda pelo prefeito Jairo Cascaes e tomam posse a partir de quarta, na Fundação Municipal de Esportes de Tubarão, como presidente, Samuel Machado Farias, mais conhecido por Broa, formado em educação física e ex-treinador das categorias de base do Hercílio Luz FC e na Cosip, como gerente, Rudnei Anselmo, ex-servidor de carreira da Celesc. 

• Fundador do Projeto João 3:16, jovem João Guilherme assinou ficha de filiação no PSD e deve disputar uma cadeira na Câmara de Tubarão em outubro. Com 28 anos, João desempenha desde os 13 anos ações sociais e promove diversas festividades para mães, crianças e idosos em suas datas alusivas. João Guilherme é também missionário da igreja ADI.

• Objetivando colaborar com o município de Tubarão e região no sentido de amenizar os prejuízos e perdas em casos de cheias, enchentes e alagamentos, a Agência Reguladora de Saneamento contratará uma empresa especializada para fornecimento, instalação e manutenção de quatro estações hidrológicas e uma meteorológica com valor orçado de R$ 381 mil. 

• Prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, acompanhou a instrução despachada pela justiça dia 24 de outubro de 2023 e sancionou a lei complementar 395/2024, estabelecendo que a gestão daFundação InoversaSul, sucessora da UniSul, tenha que realizar concursos públicos e licitações para a compra de bens e contratação de obras e de serviços.

• Segunda pela manhã, o Conselho das Entidades de Classe de Tubarão e Região esteve reunido com o presidente da Câmara, Gelson Bento, para tratar sobre o feriado criado no dia 27 de maio. As entidades entendem que a comemoração é importante, mas trará um impacto negativo para a economia da Cidade Azul. Gelson Bento se comprometeu em encontrar uma alternativa para a situação.
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR