Durante reunião do colegiado no começo da semana, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, solicitou a todos os secretários que buscassem levantar nomes de possíveis servidores que batem o cartão e não aparecem para trabalhar. Outros prefeitos já fizeram o mesmo pedido em épocas passadas e até hoje nenhuma informação foi repassada para a imprensa se existiam ou não servidores fantasmas no município. Para quem não sabe, servidores fantasmas são funcionários que constam oficialmente na folha de pagamento de uma instituição pública, mas que não desempenham suas funções ou sequer aparecem para trabalhar. Esses casos são considerados uma forma de corrupção e desvio de recursos públicos. Esse tipo de prática, além de prejudicar o orçamento público, fere os princípios da moralidade, eficiência e transparência. Esperamos em breve receber informações sobre o assunto.
Entrelinhas
- Uma reunião com a finalidade de discutir a Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca foi marcada para amanhã, em Laguna, às 19h, no Salão da Passagem da Barra. A deputada Geovânia de Sá estará presente, com a intenção de formar uma mobilização contra as demolições na região, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão e à remarcação da área.
- Líder comunitário atuante e ex-presidente do PP, Benito Botega mostrou-se muito feliz ontem com a ordem de serviço para a pavimentação da estrada geral da Sanga do Lageado. Segundo ele, a comunidade está grata com o compromisso de campanha do deputado Pepê Collaço sendo cumprido com o apoio de emendas do senador Amin e do deputado Júlio Garcia. Segundo ele, de lá saiu todo o material usado nas estradas de Tubarão.
- A pavimentação da rua Adolfo José de Souza, conhecida como estrada da Sanga do Lageado, no São Cristóvão, terá custo de R$ 1,7 milhão. Com 2,5 km de extensão, a obra, que teve ordem de serviço expedida ontem pelo prefeito Soratto, conta com emendas dos deputados Pepê Collaço (750 mil), Júlio Garcia (1.037.906,51) e do senador Amin (462.093,50).
- Ex-secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio da prefeitura de Tubarão, Evandro Almeida, lendo nossa coluna e observando que questionamos o plano de mobilidade do município, nos informou que o plano está concluído, fechado e pronto para ser votado na Câmara de Vereadores. Evandro não sabe por que até agora o plano não foi discutido e votado pelos vereadores.
- Prefeito Soratto nomeou Vera Lúcia Rufino para gerente de recursos humanos, Juliê Martins Caetano para chefe da Divisão de Tesouraria, Karoline da Silva Rodrigues, diretora do Departamento de Contabilidade e Helder Fernandes Cardoso para gerente de Tecnologia e Informação, todos ligados à secretaria de Gestão, comandada pelo vice-prefeito, Denis Matiola.