O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, será homenageado postumamente com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Educação brasileira. A cerimônia ocorrerá amanhã, às 15h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença do presidente Lula. Nascido em Tubarão, Cancellier foi professor, jurista e jornalista, e dedicou sua trajetória à defesa da educação pública e da autonomia universitária. A honraria distingue personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do ensino nacional. A solenidade integra as comemorações dos 95 anos do Ministério da Educação. Representando a família, estarão presentes os irmãos Acioli Antônio de Olivo e Júlio Cancellier. A homenagem reconhece um educador e jurista injustiçado por lutar pela educação pública no Brasil, reafirmando seu legado e o compromisso com o saber e a liberdade acadêmica.
Entrelinhas
- Um grupo de profissionais que se destacaram no rádio de Braço do Norte e região estará lançando amanhã, a partir das 19h, na sede da Cerbranorte, o livro “Nas Ondas do Rádio”. A ideia de Lourival Salvato, Alcir Elias da Silva e Zélia Della Giustina Guinzani acabou rendendo 352 páginas de belos relatos de 13 pessoas e muitas fotografias.
- A Câmara de Vereadores de Tubarão, por proposição do vereador Maurício da Silva, solicita que o prefeito interino, Felippe de Souza Tessmann, esclareça, no prazo legal, os motivos da prorrogação e da falta de divulgação do contrato com a empresa Versa Engenharia Ambiental Ltda., sucessora da Serrana Engenharia, investigada pelo Ministério Público e que foi pivô da Operação Mensageiro.
- A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou a convocação do delegado-geral Ulisses Gabriel. A medida segue parecer da Procuradoria sobre o pedido de impeachment protocolado na semana passada. Participaram da reunião os deputados Jessé Lopes, Sargento Lima, Thiago Zilli e Fabiano da Luz. Ulisses é acusado de uso político do cargo; a data da convocação ainda não foi definida.
- Uma ação na 2ª Vara Cível de Laguna pode levar à desativação da fábrica da multinacional chinesa Eikto, em Caputera. A Motiva (antiga CCR) pede o fechamento do acesso ao complexo industrial, considerado irregular. A empresa afirma que o local é a única via de entrada e saída da unidade. O bloqueio, segundo a direção, inviabilizaria as operações e colocaria em risco 80 empregos.
- O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, esteve em Florianópolis por menos de 24 horas e definiu o deputado Fábio Schiochet como coordenador da Federação União Progressista em Santa Catarina. A federação não lançará candidato a governador nem vice em 2026, priorizando a reeleição do senador Esperidião Amin. A meta é eleger três deputados federais e oito estaduais.