16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

10/07/2024 06:00

Esquerda e direita

Poucos sabem, mas a esquerda e a direita são ideologias políticas diferentes. A esquerda tem princípios mais revolucionários, e a direita, mais conservadores. As diferenças se baseiam no que cada uma dessas ideologias defende. Enquanto a esquerda defende os direitos dos trabalhadores, o bem-estar coletivo e a igualdade entre os indivíduos, a direita é a favor de uma visão tradicional, que preza pelo bem-estar individual, o estado mínimo e o liberalismo econômico. O chamado espectro político abrange outras categorias além da esquerda e da direita; ele é formado pela extrema-esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e extrema-direita. Essas variações acontecem porque no decorrer da história as pautas abordadas pela direita e pela esquerda foram se modificando. Conceitos que antes eram defendidos por um lado, passaram a ser adotados pelo outro e vice-versa. O Brasil é um país de muitos partidos políticos e isso permite uma pluralidade de posicionamentos. Em qual categoria você se encontra?

Entrelinhas

• Desde ontem o Sul de Santa Catarina ganhou mais um deputado federal. O suplente Luiz Fernando Cardoso, popularmente conhecido como Vampiro (MDB), assumiu a cadeira de Carlos Chiodini, que é pré-candidato a prefeito no município de Itajaí, e se licenciou  em função da eleição de outubro. 

• A Gerência Sul do Sebrae de Santa Catarina, que atende as regiões da Amurel, Amesc e Amrec, está sob nova direção. Sucedendo Murilo Gelosa, que há 25 anos se dedica à instituição e passa a se concentrar em projetos especiais, assumiu o cargo João Alexandre Guze, que está no Sebrae desde 1993, quando tomou posse em Araranguá e passou por diversos municípios, chegando a Criciuma em  2009 para cuidar da pasta do turismo.

• Desde segunda-feira passada e até dia 6 de outubro, a Câmara de Vereadores de Laguna realizará suas sessões ordinárias e extraordinárias no período vespertino das 16 horas. A mudança foi definida em resolução publicada no começo do mês pela Mesa Diretora, objetivando atender o pedido da maioria dos senhores edis.

• Amanhã às 10h a diretoria da Acit (Associação Empresarial de Tubarão) receberá o governador do Estado em exercício, Mauro de Nadal, que, juntamente com a bancada de deputados do Sul, fará o anúncio de emenda no valor de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto básico e executivo de dragagem da área do Porto de Laguna, com derrocagem da rocha e remodelagem dos molhes.

• A executiva do MDB de Tubarão, presidida ontem pelo vereador José Luiz Tancredo, definiu o dia 25 próximo para sua convenção oficial, quando serão homologados os candidatos para a eleição de outubro. O partido, que tem o ex-delegado e ex-vereador Jair José Tártari como candidato a prefeito, não pretende abrir mão de participar de uma chapa majoritária.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR