05 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

26/04/2024 06:00

Armas

Estados e o Distrito Federal podem ganhar o poder de legislar sobre a posse e o porte armas de fogo para defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras. Isso porque foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, presidida pela deputada catarinense Caroline de Toni, o PLP 108/23. Com uma votação apertada, com 34 votos pelo sim e 30 não, a proposta ainda precisa passar pelo plenário da Câmara. Segundo o texto, as autorizações de porte ou posse concedidas só terão validade local e atenderão apenas a pessoas que comprovadamente residam no estado. Como de praxe, quando o assunto fala sore armas, a proposta causou polêmica na CCJ, fazendo com que deputados discutissem a questão por quase quatro horas. Os apoiadores do texto defenderam o direito dos cidadãos de portarem armas de fogo para defesa pessoal, já os críticos argumentaram que mais armas de fogo circulando na sociedade aumentam a violência em vez de ajudarem na segurança da população.    

Entrelinhas

• Iniciou na quinta-feira e segue até este domingo a tradicional Festa de São Marcos, de Rio Fortuna, com uma programação variada que mistura religiosidade, gastronomia, esportes e muitas atrações musicais. A festa, que já acontece há mais de 50 anos, deve reunir uma verdadeira multidão e, conforme informações do prefeito Neri Vandresen, o show com Pedro Paulo e Alex (PPA), no sábado, e o tradicional almoço de domingo devem ser os pontos altos do final de semana.  

• O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, participam na manhã desta sexta-feira do lançamento da rota cargueira de Santa Catarina para a Europa. A nova rota, que deve gerar mais renda para o estado, vai facilitar a chegada e saída de cargas do estado catarinense para países europeus sem a necessidade de escalas em outros terminais aéreos brasileiros.
 

• Progressistas e emedebistas estarão juntos nas eleições de 2024 em Braço do Norte. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito e pré-candidato Ronaldo Fornazza, do Progressistas, durante sua participação no Mais1Podcast na noite dessa quarta. Segundo Ronaldo, o acordo firmado um dia antes prevê que outras siglas podem participar da coligação, mas que caberá somente aos dois partidos (Progressistas e MDB) a indicação dos candidatos à majoritária.  
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR