19 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

17/09/2024 06:00

A cadeirada

Foi triste ver o vídeo do que aconteceu domingo à noite na TV Cultura em São Paulo, quando o apresentador e candidato a prefeito José Luiz Datena, ao ser hostilizado durante um debate pelo seu adversário Pablo Marçal, acabou por lhe dar uma cadeirada. O assunto serve para uma séria reflexão sobre como o Brasil está lidando com a política. É triste ver que o ódio, as fakes news e a violência são semeadas de forma assustadora por um grande número de pessoas. Ser homem não é dar vazão a todos os instintos, mas ter a capacidade de reprimir os que resultam em violência e demais condutas indignas, por mais baixa que seja a provocação e por mais forte que seja o desejo. Se a nossa política continuar com essa guerra de direita e esquerda, com certeza muitas outras cadeiradas ainda serão vistas por nós. É só aguardar. 

Entrelinhas

- Tribunal Regional Eleitoral não acolheu o recurso apresentado pela defesa do ex-prefeito Célio Antônio (PT) e manteve o indeferimento da sua candidatura. Célio tentava voltar à prefeitura de Laguna, onde governou por dois mandatos. O indeferimento foi mantido por unanimidade pelo pleno da Corte Eleitoral na tarde de ontem. É possível que Célio não recorra da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. 

- Santa Catarina perdeu no último domingo uma de suas figuras ilustres. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual Salomão Ribas Júnior faleceu em Florianópolis aos 79 anos. Nascido em Caçador, Salomão foi uma figura presente na política e na imprensa de Santa Catarina nos últimos 50 anos. Além de advogado, ele era radialista e jornalista e membro da Academia Catarinense de Letras. 

- Candidato a uma cadeira na Câmara de Tubarão em outubro próximo, o ex-prefeito Joares Ponticelli conversou ontem conosco para informar que ainda existem duas restrições da Justiça que deverá cumprir. Uma delas é não entrar no Paço Municipal, e por isso, e também porque a lei eleitoral proíbe, não visitará os servidores da prefeitura, como informado. A outra restrição que ficou foi não manter contato com pessoas vinculadas à Operação Mensageiro.

- Ontem à tarde, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral liberou os registros das candidaturas do ex-prefeito Mauro Candemil (MDB) e do empresário Nilson Coelho Filho (Progressistas) para a disputa pela prefeitura de Laguna em outubro próximo. O parecer foi por unanimidade e Candemil e Nilsinho estão aptos a concorrer e não existe mais possibilidade de qualquer recurso.

- Jair Bolsonaro modificou sua agenda de visitas a SC nesta semana e não confirmou as passagens por Criciúma e Tubarão. O novo roteiro do ex-presidente inclui visita a Joinville na quinta e a Itajaí e Balneário Camboriú na sexta. A agenda pode ser modificada. 
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR