Cada um dos artistas selecionados receberá um cachê cultural de R$ 2 mil
A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, está com inscrições abertas para a 5ª edição da Coletiva de Artistas do Sul, que neste ano traz como tema central “Arte e Sustentabilidade”. A iniciativa busca valorizar a produção artística da região e vai reunir até dez artistas em uma exposição coletiva.
Artistas de todos os municípios da Amurel podem se inscrever até as 23h55 do dia 22 de julho, exclusivamente pelo site www.unesc.net/arte-e-cultura/v-coletiva-de-artistas-do-sul. Cada participante deve enviar de duas a quatro obras nas categorias de pintura, escultura, gravura, serigrafia, fotografia, grafite, técnica mista ou desenho.
A mostra acontecerá de 26 de agosto a 30 de outubro no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, em Criciúma. Cada um dos artistas selecionados receberá um cachê cultural de R$ 2 mil e deverá doar uma das obras para integrar o acervo da Unesc.
Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, a proposta está em sintonia com os princípios institucionais da universidade. “A Unesc, com suas políticas de cultura, se coloca no lugar de apoiar o desenvolvimento artístico-cultural e também atua na perspectiva de contribuir para a formação humana e a justiça ambiental.”
As propostas serão avaliadas com base na originalidade, clareza conceitual, relação com os ODS da ONU e viabilidade expositiva. Além da exposição, o projeto também prevê ações educativas, como mediação cultural em escolas públicas e palestras de formação de plateia.
Papel da arte
“Essas atividades vão enriquecer o repertório de conhecimento em artes visuais e fortalecer o papel da arte na educação e na comunidade”, afirma o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no site oficial no dia 25 de julho.