01 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Tecnologia aliada às vítimas de violência

Moradora da região acionou o botão do pânico, no aplicativo PMSC Cidadão, após ex descumprir medida protetiva de urgência

18/04/2024 06:00|Por Redação

Um homem foi preso após descumprir uma medida protetiva de urgência, em Armazém. A ex-mulher dele, de 43 anos, acionou a Polícia Militar através do botão do pânico virtual, presente no aplicativo PMSC Cidadão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a guarnição chegou ao local da ocorrência, encontrou o acusado sentado na frente da varanda da casa da vítima, no bairro Olaria, descumprindo o distanciamento mínimo previsto pela medida. “A vítima é acompanhada pela Rede Catarina de Proteção à Mulher e estava com medida protetiva ativa, tendo então acesso à funcionalidade do botão do pânico, no aplicativo. Assim, em flagrante descumprimento de medida protetiva de urgência, foi dada voz de prisão ao acusado”, detalha a PM. 

O botão do pânico se tornou um importante aliado para as vítimas de violência doméstica em Santa Catarina e foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres que conseguem na Justiça medida protetiva contra os agressores. Nestes casos, a vítima precisa baixar o PMSC Cidadão para que os agentes possam incluir o botão no cadastro dela.

Mais agilidade   

A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência que notifica a viatura mais próxima disponível. Somente em 2023, a Rede de Proteção da Mulher da PMSC atendeu mais de 30 mil vítimas de violência doméstica. Ainda no ano passado, houve mais de 700 acionamentos de botão do pânico através do aplicativo PMSC Cidadão.

O aplicativo permite a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. “Isso permite mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento”, ressalta a PMSC.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR