No primeiro quadrimestre deste ano, Santa Catarina apresentou resultados importantes de queda nos indicadores criminais em relação ao número de roubos e latrocínios (roubos seguido de morte), de acordo com dados compilados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
De janeiro a abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 22% no número de roubos em geral e diminuição de 60% em relação aos crimes de latrocínios. São as duas maiores quedas entre os crimes analisados, segundo o governo do Estado.
“A população já sente o reflexo dos investimentos que temos feito em todas as forças de segurança, com mais veículos, equipamentos e profissionais nas ruas”, avalia o governador Jorginho Mello.
Para o secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, a queda é um feito importante para o Estado, que historicamente apresenta os indicadores criminais mais baixos em nível nacional. “São números fundamentais para o Estado, que demonstram o trabalho das forças de segurança”, destaca o secretário.
Este ano, foram investidos pelo governo do Estado R$ 86 milhões em estrutura, treinamentos, equipamentos e novas viaturas para as forças de segurança de SC: as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica.