Trecho da SC-370, que corta Tubarão, Gravatal e Braço do Norte, bate recorde
O trecho da SC-370 que passa por Tubarão, Gravatal e Braço do Norte acaba de alcançar uma marca histórica: mais de 320 dias sem registros de mortes no trânsito. O recorde anterior, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), era de 318 dias.
De acordo com o subtenente Elias José Marques, da PMRv de Gravatal, o resultado é reflexo do trabalho de fiscalização e conscientização. A unidade é responsável por mais de 260 quilômetros de rodovias estaduais em 14 municípios da Amurel, com operações diárias que incluem fiscalização eletrônica de velocidade, Lei Seca, controle de ultrapassagens proibidas e de excesso de peso em veículos de carga.
O subtenente destaca, no entanto, que o recorde não se deve apenas à atuação policial, mas também à colaboração dos motoristas. “A segurança no trânsito depende de atitudes responsáveis, como não usar o celular ao volante, respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens arriscadas, nunca dirigir após consumir álcool e garantir a proteção das crianças com os dispositivos adequados”, reforçou.
Para a PMRv, a marca mostra que, quando polícia e sociedade atuam juntas, vidas podem ser preservadas.
Atendimento
O número positivo também consolida a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravatal, que, na próxima segunda-feira, comemora um ano de atendimento no município. “A presença do serviço trouxe mais rapidez, eficiência e qualidade no atendimento a emergências, reduzindo consideravelmente os riscos de agravamento em acidentes que, no passado, poderiam ter resultado em mortes. A pronta resposta da nossa equipe tem feito diferença”, destaca a secretária de Saúde, Cristini Martins Ferreira.