Os Bombeiros Voluntário de Jaguaruna iniciaram uma campanha pedindo para que a população evite queimadas irregulares. Através das redes sociais, os profissionais explicam que durante a quarentena, as pessoas estão ficando mais em casa e, por isso, também estariam usando o fogo para queimar lixo ou limpar terrenos.
Segundo o bombeiro voluntário Gelson Luiz Paes, a guarnição tem atendido de três a quatro ocorrências desse tipo. “É um número muito alto, ainda mais nesse período de estiagem”, conta Paes.
De acordo com os bombeiros, muitas pessoas iniciam a queimada achando que as chamas atingirão somente um espaço determinado. “Na maioria das vezes, esses casos perdem controle e o fogo toma grandes proporções, virando um incêndio que prejudica o meio ambiente e colocando em risco as casas que estão próximas”, explica o texto dos Bombeiros Voluntário de Jaguaruna no Facebook.
Além disso, a fumaça provocada pelos incêndios pode agravar quem tem problemas respiratórios, gerando uma preocupação a mais em tempos de pandemia de coronavírus. “Como somos chamados várias vezes por dia para atender somente as ocorrências desse tipo, temos que nos deslocar até o local e deixamos de atender outros casos até mais graves, como acidentes de trânsito, por exemplo. Por isso, o ideal é que as pessoas não realizem essas queimadas irregulares”, pontua o bombeiro voluntário Paes.
INCÊNDIO NA PRAIA DO SOL
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de 50 hectares na Praia do Sol, em Laguna. Os bombeiros levaram 11 horas para conter as chamas. Foram usados 15 mil litros de água, além de batedores, sopradores e bombas costais. Ninguém se feriu. O trabalho contou com 12 bombeiros e quatro viaturas.