O homem de 57 anos, que aparece em um vídeo xingando uma mulher e o filho dela por serem negros, prestou esclarecimentos à Polícia Civil, em São Ludgero, e confirmou que o vídeo foi feito na cidade. Com o depoimento do sargento Hélio Martins, o delegado responsável pelo caso espera concluir a investigação na próxima semana.
Os detalhes do que o homem falou no depoimento não foram divulgados. Até a tarde de ontem, a polícia seguia tentando localizar a mulher vítima dos xingamentos. Uma investigação preliminar apontou que ela é ex-companheira do sargento da reserva.
Nas imagens que viralizaram em todo o país, o homem aparece discutindo com uma mulher. Ele admite ser racista e ameaça bater na mulher, que está filmando.
O homem será investigado pelo artigo 20 da lei 7.716/1989, que diz que é crime praticar o preconceito de raça. A pena prevista é de um a três anos de prisão e multa. Em nota, a Polícia Militar de Santa Catarina afirmou que o sargento está na reserva desde 2016 e que o caso será encaminhado para a Corregedoria. Em 2011, o MPSC denunciou Hélio Martins pelo crime de ameaça em ambiente familiar, mas ele foi absolvido.