Tubarão foi uma das cidades que receberam, ontem, operação contra facções
Tubarão foi uma das cidades catarinenses que receberam ontem a Operação É Tetra, deflagrada pelas polícias Federal e Civil através da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (Ficco/SC). A ação tem como objetivo desarticular facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
Ao todo, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores de investigados e empresas ligadas ao grupo, com montante estimado em até R$ 35 milhões. Além de Tubarão, Criciúma, Içara, Grande Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, São Francisco do Sul, Campo Alegre e Penha também receberam a operação nessa terça.
Investigação
As investigações começaram em setembro de 2023, após a prisão de um condenado foragido, alvo de outra operação da Polícia Federal, a Trinca de Ases. Ele estava escondido no interior de São Paulo com documentos falsos.
A partir da análise de dados apreendidos com o suspeito, a polícia identificou uma ampla rede de movimentação financeira suspeita, com indícios de origem ilícita e uma estrutura complexa envolvendo pessoas físicas e jurídicas utilizadas para a lavagem de dinheiro. Naquela operação, uma pessoa chegou a ser detida ao ser flagrada transportando 33 quilos de cocaína.