Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Fechar [x]

Número de medidas protetivas tem aumento

Também houve crescimento nos boletins de violência contra a mulher

07/08/2025 06:00|Por Redação

O número de medidas protetivas de urgência concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Tubarão aumentou 20% neste ano. Entre janeiro e julho de 2025, foram 407 medidas concedidas, contra 338 no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados ao Diário do Sul pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) do município.

Também houve crescimento nos boletins de ocorrência envolvendo violência contra a mulher. Até o fim de julho, a Dpcami já registrou 1.072 boletins, frente aos 1.051 registrados no mesmo intervalo do ano passado.

O dado mais alarmante, porém, é o número de autos de prisão em flagrante (APF): foram 72 casos em 2025, contra 35 em 2024, um aumento de 105%. “A maioria desses flagrantes são resultado de conduções feitas pela Polícia Militar”, afirma o delegado Giovanni Floriani, titular da Dpcami de Tubarão.

Segundo ele, a Polícia Civil tem atuado de forma constante para garantir o acolhimento das vítimas, com foco também na conscientização da população e na importância da denúncia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agosto Lilás   

O tema ganha ainda mais destaque neste mês, com a campanha Agosto Lilás, criada pelo governo federal. O movimento transforma agosto em um período dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em 7 de agosto. A campanha visa informar a população sobre os tipos de violência, os canais de denúncia disponíveis e fortalecer a rede de proteção às vítimas.

Jovem é preso por agredir e ameaçar esposa

Um jovem de 22 anos foi preso após agredir e ameaçar a companheira de morte, no bairro Arizona, em Lauro Müller. Quando a Polícia Militar chegou na residência do casal, encontrou a vítima, de 23 anos, com lesões visíveis, relatando ter sido agredida pelo marido, com quem está casada há três meses. Ela também informou que foi ameaçada de morte, caso chamasse a polícia.

Ainda, conforme a PM, as agressões aconteceram na frente de crianças e apenas foram interrompidas com a intervenção da sogra da vítima. O jovem foi localizado e recebeu voz de prisão, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR