O governo do Estado comunicou na tarde de ontem que o delegado Marcos Flávio Ghizoni Júnior é o novo delegado-geral da Polícia Civil catarinense. Ele entra no lugar de Laurito Akira Sato, que deixou o cargo na última semana, duas semanas após assumir a função.
Marcos Flávio Ghizoni Júnior nasceu em 6 de novembro de 1972, em Florianópolis, e se mudou para Tubarão em 1974, onde atuou por muitos anos. Ele possui graduação em bacharel em Direito pela UniSul, onde se formou em 2003, e graduação em bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, onde se formou em 1999. Ghizoni entrou para a Polícia Civil em 2006 e foi um dos principais delegados que atuou no combate à chamada “guerra do tráfico” que ocorreu em Tubarão em 2010 e 2011, quando diversos homicídios foram registrados na cidade, inclusive, de criança. Ele também atuou na implantação da Divisão de Investigação Criminal na Cidade Azul. Em 2017, recebeu o título de cidadão tubaronense pela Câmara, através de proposição do vereador Jairo Cascaes (PSD).
Durante o governo Raimundo Colombo (PSD), foi o número 2 da Polícia Civil, como adjunto do delegado-geral. Quando o vice Eduardo Pinho Moreira (MDB) assumiu o cargo, em função da renúncia de Colombo para concorrer ao Senado, Ghizoni assumiu o posto máximo.
“Desejo êxito ao delegado Ghizoni neste importante desafio de comandar a nossa Polícia Civil”, afirmou o delegado Laurito Akira Sato. “Nessas boas-vindas ao delegado Marcos Ghizoni, tenho certeza que sua experiência e comprometimento fortalecerão ainda mais a Polícia Civil catarinense”, completou o governador Carlos Moisés.
Segundo o governo do Estado, Sato se afasta do comando da corporação por razões de foro íntimo relacionadas exclusivamente a questões de saúde. Nos bastidores políticos, a saída de Sato estaria ligada a uma suposta interferência do governo do Estado nos trabalhos da corporação. Sato teria se sentido coagido com um pedido para substituir o delegado Rodrigo Schneider, chefe da Cecor (Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção), responsável pelas Decor (Delegacias de Polícia Especializadas no Combate à Corrupção). As investigações no caso de suposta corrupção em uma licitação no Porto de São Francisco do Sul estariam sob coordenação de Schneider.
Akira Sato havia assumido o cargo no dia 17 de setembro, após a exoneração do delegado Paulo Koerich. Antes, Sato comandava a Central de Plantão Policial (CPP), no bairro Trindade, em Florianópolis.
Guilherme Corrêa