Sábado, 08 de agosto de 2026
Fechar [x]

Morte de piloto gera comoção no estado

Minestra, ícone do motocross catarinense, morreu aos 53 anos após sofrer uma queda durante treinamento em Orleans

24/06/2026 06:00|Por Redação

Foi sepultado ontem, em Orleans, o corpo do piloto de motocross Erivelto Nicoladelli, conhecido como Minestra. A despedida foi marcada por homenagens de familiares, amigos e admiradores, que prestaram as últimas homenagens a um dos nomes mais vitoriosos da história do motocross catarinense.

Minestra morreu na noite de segunda-feira, aos 53 anos, após não resistir aos ferimentos sofridos em um acidente durante um treinamento realizado no domingo, na pista de motocross do Parque Municipal Princesa Isabel, em Orleans. Segundo informações, o piloto executava uma manobra quando sofreu a queda. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado ao Hospital São João Batista, em Criciúma, onde permaneceu internado, mas acabou falecendo.

A morte do atleta provocou grande comoção em Orleans e em todo o meio esportivo. Nas redes sociais, mensagens de pesar e homenagens destacaram a trajetória construída ao longo de décadas nas pistas e o legado deixado para o motocross brasileiro.

Em nota oficial, a prefeitura de Orleans lamentou a morte do piloto e destacou sua importância para o esporte. O prefeito, Fernando Cruzetta, decretou luto oficial de três dias no município.

“Orleans perde um grande atleta e uma pessoa muito querida por todos que conviviam com ele. Minestra levou o nome do nosso município para competições em todo o país e deixa um legado de dedicação, humildade e amor pelo esporte”, afirmou o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evento cancelado 

A morte do atleta também impactou diretamente o calendário esportivo da modalidade. A pista onde ocorreu o acidente receberia, nos dias 27 e 28 de junho, a segunda etapa do Campeonato Catarinense SportBay de Motocross e a abertura do Campeonato Sul-Brasileiro de Motocross.

Em respeito ao piloto e aos familiares, a Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), juntamente com a organização do evento e a prefeitura de Orleans, anunciou o adiamento das competições. 

Carreira de sucesso na modalidade

Natural de Orleans, Minestra era considerado uma das principais referências da modalidade em Santa Catarina. Ao longo da carreira, conquistou 14 títulos catarinenses de motocross e supercross, dois títulos sul-brasileiros, dois campeonatos brasileiros de Arena Velocross, dois vice-campeonatos brasileiros de motocross e cerca de 20 títulos regionais. Em 2025, conquistou os títulos estaduais das categorias MX45 e MX50 e protagonizou um momento histórico ao dividir conquistas no Campeonato Catarinense ao lado do filho, Lucas Nicoladelli. Minestra deixa mãe, esposa e dois filhos.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR