Criança não resiste após ficar vários minutos submersa na Praia do Porto em Imbituba
Foi velado e sepultado ontem o corpo de João Pedro Todeschini Sirangelo, a criança que morreu após se afogar na Praia do Porto, em Imbituba. Ele deixou os pais, um irmão, familiares e amigos.
O afogamento ocorreu no domingo, por volta das 16h40, quando os bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, socorristas confirmaram que a vítima já estava na areia sem sinais vitais, em grau seis de afogamento, que corresponde à parada cardiorrespiratória.
Equipes iniciaram imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O apoio aéreo do helicóptero Arcanjo foi solicitado, mas a aeronave não pôde atender devido a outro chamado em andamento.
De acordo com o relato do pai, João Pedro teria ficado cerca de 25 minutos submerso antes de ser retirado da água. No local, os socorristas realizaram dois ciclos completos de RCP e, em seguida, iniciaram o deslocamento ao Hospital São Camilo. Entre o início das manobras e a chegada à unidade de saúde, transcorreram aproximadamente 15 minutos.
Tentativas
Segundo os bombeiros, foram contabilizados 40 minutos de tentativas de reanimação pela equipe de resgate. O médico plantonista informou que, ao todo, a criança permaneceu cerca de 1 hora e 20 minutos em parada cardiorrespiratória, declarando o óbito em seguida.
A área onde ocorreu o afogamento não tinha monitoramento de guarda-vidas, detalhou a guarnição. Os postos na Praia do Porto iniciam os trabalhos da temporada no dia 15 de dezembro.