Fogo atingiu estufa e mobilizou equipes de dois municípios
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma estufa de secagem de fumo ontem, na Estrada Geral Rio Laranjeiras, em Orleans. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as chamas já estavam em fase de desenvolvimento completo, consumindo um galpão de madeira que armazenava fumo seco, equipamentos agrícolas e uma motocicleta.
As equipes de Orleans e Lauro Müller montaram duas linhas de ataque: uma para o combate direto ao fogo e outra para proteger a câmara de secagem, uma estrutura de alvenaria onde folhas de fumo prontas para cura estavam armazenadas.
Apesar da intensidade das chamas, a câmara e parte dos maquinários foram preservados.
Um segundo galpão de madeira, anexo à câmara de secagem e equipado com sistema de energia solar, também foi atingido. As vigas e caibros tiveram combustão iniciada, mas o equipamento fotovoltaico e os maquinários agrícolas foram salvos.
O apoio da guarnição de Lauro Müller foi necessário para reposição de cilindros de proteção respiratória, abastecimento das viaturas e reforço no efetivo.
Combate
Cerca de seis mil litros de água foram utilizados nas ações de combate e rescaldo. O proprietário estimou um prejuízo de aproximadamente R$ 250 mil, enquanto os bens preservados somam cerca de R$ 100 mil.
Após o rescaldo, o local ficou aos cuidados do dono, e a causa do incêndio é investigada.