A novidade vem em boa hora, segundo a delegada regional de Laguna, Vivian Garcia Selig
Imbituba será uma das cidades contempladas com a instalação de uma nova Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), conforme decreto que será publicado pelo Governo de Santa Catarina. A iniciativa faz parte de um plano de expansão da Polícia Civil para fortalecer o atendimento e o combate à violência contra pessoas em situação de vulnerabilidade no estado.
A novidade vem em boa hora, segundo a delegada regional de Laguna, Vivian Garcia Selig. Entre os seis municípios atendidos pela 18ª DRP (Laguna, Imbituba, Garopaba, Imaruí, Pescaria Brava e Paulo Lopes), Imbituba é a que mais registra fatos envolvendo violência doméstica familiar contra a mulher. Somente neste ano, segundo a delegada, foram 528 registros de ocorrência com o encaminhamento de 199 medidas protetivas ao Poder Judiciário.
“Esse é um passo decisivo no que se refere ao nosso futuro como sociedade e a Polícia Civil está comprometida com esse papel de proteção e valorização da vida das mulheres”, ressalta Vivian.
Mais unidades
Ao todo, serão 26 novas unidades da Dpcami instaladas em municípios estratégicos, ampliando a rede atual, que conta com 32 delegacias especializadas. Além de Imbituba, outras cidades como Florianópolis, São José, Criciúma, Itajaí e Chapecó também receberão as novas delegacias. A instalação das unidades seguirá critérios populacionais, segundo o Governo de Santa Catarina: cidades com mais de 50 mil habitantes terão uma Dpcami; com mais de 150 mil serão duas unidades com atuações distintas (uma de Proteção à Criança e ao Adolescente e uma de Proteção à Mulher e ao Idoso); e nos municípios com mais de 300 mil habitantes, haverá ainda uma delegacia exclusiva para adolescentes infratores.