No ano passado, foram cumpridos 118 mandados de prisão e 112 de busca
A Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Tubarão fechou 2024 entre as cinco delegacias mais produtivas de Santa Catarina. A unidade especializada da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil tem como foco reprimir os crimes mais graves ocorridos na Cidade Azul, entre eles roubos, furtos, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa.
De acordo com os dados divulgados pela unidade, foram cumpridos 118 mandados de prisão e 112 de busca e apreensão no último ano. Já o número de prisões em flagrantes chegou a 24 e 248 procedimentos policiais foram concluídos.
Em decorrência do trabalho que vem sendo desenvolvido pela DIC de Tubarão, juntamente com o trabalho das outras unidades da PCSC da cidade e dos demais órgãos de segurança pública, houve uma diminuição importante no número de crimes graves ocorridos na Cidade Azul em 2024.
Segundo a DIC, houve queda de 43% no número de roubos e de 20% nos furtos. Ainda de acordo com o órgão, nos últimos cinco anos, Tubarão registrou uma média de sete homicídios por ano, mas em 2024 foi apenas um. Foram cerca de 40 prisões diretamente relacionadas à repressão ao crime organizado.
Pela região
A lista de produtividade das delegacias catarinenses também foi divulgada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel. Na lista, a DIC de Tubarão aparece em 5º. Outras unidades da região completam o top 50. A Delegacia de Polícia Civil de Imbituba aparece em 10º lugar, Laguna em 16º, a de Capivari de Baixo em 34º e de Braço do Norte em 36º.
Conquistas
Em todo o estado, de janeiro de 2024 até o dia 13 de dezembro, foram cumpridos 8.347 mandados de busca e apreensão e 6.087 pessoas foram presas por força de mandado. Esse número representa 5,8% a mais do que todo o ano passado. Outra conquista da Polícia Civil catarinense no último ano foi a compra de 145 fuzis de fabricação israelense, com investimento no valor de R$ 1,6 milhão.