Uma grande operação envolvendo policiais civis de Laguna e das cidades de São Lourenço do Oeste e Francisco Beltrão (PR) prendeu na manhã de sexta-feira um dos maiores fornecedores de drogas do Paraná.
Segundo a polícia, as investigações tiveram início em agosto do ano passado, quando um casal foi preso, em Imbituba, com mais de 370 quilos de maconha em uma caminhonete. A droga abasteceria o tráfico no Litoral Sul catarinense.
Durante a operação “El Patrón”, foi descoberto que a droga havia chegado até Imbituba através de um dos maiores fornecedores de maconha e cocaína de Francisco Beltrão. Segundo a polícia, o suspeito aumentou consideravelmente seus bens nos últimos anos, inclusive comprando veículos de luxo, lanchas, sítios e chácaras no Oeste do Paraná, tudo por conta dos lucros obtidos com a prática criminosa.
Além do fornecedor preso nesta sexta-feira e do casal preso em agosto, outras quatro pessoas também já haviam sido detidas durante a operação. De acordo com a polícia, elas eram responsáveis por preparar e enviar a droga para diferentes partes do país. A “El Patrón” foi coordenada pelo delegado Bruno Fernandes, da Divisão de Investigação Criminal (Dic) de Laguna.
OPERAÇÃO “VAREJO”
A operação “Varejo”, com o objetivo de acabar com a venda de produtos falsificados e sem autorização, foi realizada em todo o Estado, e também teve desdobramentos na região. Nas cidades de Tubarão e Capivari de Baixo, 11 bares foram vistoriados, e mais 2.600 carteiras de cigarro foram apreendidas, além de uma máquina caça-níquel. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal, em Criciúma. Já em Braço do Norte, o proprietário de um bar foi detido e levado até a delegacia após a polícia encontrar no estabelecimento materiais para a realização de apostas do jogo do bicho.