Campanha inclui palestras, fiscalizações e ações educativas em todo o estado
Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou ontem a Operação Virtude. A ação, que segue até o fim deste mês, é promovida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Durante as atividades, a PMSC desenvolverá ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de ações educativas, preventivas e de pronto atendimento, visando proteger a população idosa.
O objetivo é garantir mais proteção a esse grupo vulnerável, que pode ser alvo de agressões físicas, psicológicas, patrimoniais ou morais, tanto no ambiente familiar quanto em situações externas.
Ao longo da campanha, serão realizadas palestras, visitas a lares de idosos, fiscalizações e orientações sobre sinais de violência, medidas protetivas, canais de denúncia e formas de prevenção e proteção.
O ponto alto será no dia 22 de outubro, conhecido como Dia D, data simbólica dedicada ao enfrentamento desse tipo de violência.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou diretamente junto ao Conselho do Idoso e à secretaria de Assistência Social de cada município.