Um caminhoneiro ficou ferido ao bater em uma locomotiva da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), na tarde de ontem, em Laguna. O acidente aconteceu por volta das 14h30, em Cabeçuda. Segundo o Corpo de Bombeiros, após a colisão com a composição da FTC, o caminhão atingiu o portão de uma casa.
Os bombeiros informaram que o condutor foi encontrado encarcerado, consciente e orientado. Ele apresentava suspeita de fratura no membro superior esquerdo e foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, pela ambulância da CCR Via Costeira.
Em nota, a FTC informou que a causa da batida foi imprudência. “O condutor não observou a aproximação do veículo ferroviário, mesmo sendo uma passagem em nível sinalizada, conforme a legislação, e com boa visibilidade. O condutor ferroviário apitou e aplicou os freios, cumprindo todas as medidas de segurança exigidas pelo regulamento ferroviário”, apontou a concessionária.
O Código de Trânsito Brasileiro de Trânsito Brasileiro diz ser infração gravíssima não parar o veículo antes de transpor a linha férrea. O mesmo código estabelece que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm a preferência de circulação quanto os demais, o que exige a atenção dos condutores rodoviários, pedestres e ciclistas ao se aproximarem de um cruzamento ferroviário.