Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Aumento no número de golpes gera campanha

Crescimento no número de estelionatos chama a atenção e promove alerta

05/08/2025 06:00|Por Redação

A delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte, que também é responsável pelas unidades de Grão-Pará, São Ludgero, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, lançou uma campanha para alertar a população sobre os casos de estelionato. 

Os vídeos, compartilhados pelas redes sociais do órgão, são gravados pela delegada Jucinês Ferreira. Segundo ela, a iniciativa foi tomada após a constatação de um crescimento alarmante nas fraudes e golpes registrados nessas cidades e que servem de alerta para todos. “O foco é a prevenção e conscientização dos cidadãos da Região do Vale. Nosso objetivo é orientar a comunidade sobre como identificar essas tentativas de golpe e evitar que mais pessoas sejam prejudicadas”, ressalta a delegacia. 

O primeiro vídeo da campanha dá destaque ao golpe do falso intermediário, muito comum em vendas e locações pela internet. O golpista se infiltra entre o vendedor e o comprador e finge intermediar a negociação. No final, recebe o pagamento de um e não entrega nada para o outro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo golpe tem sido registrado em outras cidades além do Vale, como Tubarão e Jaguaruna. Em Orleans, por exemplo, um morador tentou comprar uma moto anunciada pelo Facebook e depositou via pix R$ 4,5 mil a um estelionatário. Conforme a PM, o verdadeiro proprietário da moto afirmou que havia autorizado, de forma informal, a negociação, mas não sabia que estava sendo usado em um golpe. 

Mais casos   

Outros golpes também receberão destaque na campanha. Um deles é o do boleto falso, que também atinge órgão públicos, como o DS já vem alertando em suas edições. Em alguns casos, empresas têm recebido falsos e-mails, em nome de prefeituras, cobrando taxas referentes a alvarás, impostos e outros tributos. 

Outro crime do tipo e que gera alerta é o do golpe do parente em apuros, quando o golpista se passa por um parente da vítima e pede valores em dinheiro. A recomendação da polícia é que os conteúdos da campanha sejam compartilhados com amigos e familiares, ampliando o alcance da prevenção. E em caso de dúvidas, procurar a delegacia mais próxima ou a PM pelo 190. 

Acesso

A campanha realizada pela PC de Braço do Norte pode ser acessada no https://www.instagram.com/pcsc.bracodonorte/.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR