30 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

Vacinação segue com pouca adesão

. A campanha contra a gripe continua até o dia 31 de maio em todo o Estado

16/04/2024 06:00|Por Redação

Nem mesmo o Dia D da Vacinação, com unidades de saúde e postos de vacinação abertos durante todo o dia de sábado, representou um aumento significativo de aplicação das doses da vacina contra a gripe. O alto número de casos de gripe também não tem sido suficiente para aumentar a procura pela vacina. No sábado, segundo dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Saúde, os 18 municípios da região aplicaram apenas 5.793 doses, 3,30% do público-alvo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o dia 10, segundo a Regional de Saúde de Tubarão, a cobertura vacinal estava em apenas 20,87% - ou seja, das 176.213 pessoas que fazem parte do grupo prioritário, apenas 30.565 tomaram a dose necessária para serem imunizadas contra a doença. Segundo o Ministério da Saúde, após o Dia D da Vacinação, o número aumentou para 41.134 pessoas – 27,25%.  

As doses começaram a ser aplicadas no dia 25 de março, uma vez que a campanha deste ano foi antecipada justamente por conta do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país.

Segundo Shaiane Salvador, enfermeira coordenadora do setor de imunização da Regional de Saúde de Tubarão, a baixa adesão dos grupos prioritários durante a campanha e principalmente no

Dia D preocupa, “principalmente porque o inverno nem chegou e já temos óbitos por influenza no Estado”, alerta. 

Os grupos prioritários são os grupos que apresentam maiores chances de contrair a doença na forma grave. Por isso, estrategicamente, devem ser vacinados primeiro. 

Na região, o número de idosos a serem vacinados é de 69.907 pessoas. Até o momento, 21.721 receberam a dose da vacina. A campanha contra a gripe continua até o dia 31 de maio em todo o Estado. 

  • 1 / 1
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR