A Cidade Azul já soma 23,2% de disponibilidade de esgoto, beneficiando 8,7 mil famílias tubaronenses. A informação foi repassada ontem pela Tubarão Saneamento, através do Relatório de Atividades 2020, entregue à prefeitura e à Câmara de Vereadores.
Só em maio, 359 famílias passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. As unidades consumidoras são dos bairros Passagem e Passo do Gado e receberão, na fatura mensal da concessionária, o aviso para conectar a residência na rede.
“Este relatório mostra o quanto foi feito no último ano, e estamos acompanhando a evolução da implantação do serviço, que é contínua e de extrema importância para a cidade e região”, destaca o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.
Com o novo percentual de cobertura, 25,7 mil pessoas podem evitar que 89 milhões de litros de esgoto, por mês, sejam despejados nos rios. No momento, considerando as residências que já utilizam o serviço, o rio Tubarão deixa de receber mensalmente 60 milhões de litros de esgoto.
“A coleta e tratamento de esgoto proporciona mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Estamos atuando na construção de um futuro melhor à sociedade e ao meio ambiente. Conforme o nosso cronograma de obras, a cada mês, mais famílias têm acesso ao serviço e, assim, até atender amplamente os tubaronenses. Temos expectativa de investimento de R$ 253 milhões, além dos quase R$ 80 milhões já investidos”, enfatiza o diretor da Tubarão Saneamento, Paulo Eduardo Canalles.
Informações podem ir para as escolas
Durante a reunião, o prefeito Joares Ponticelli pediu à concessionária que disponibilizasse o conteúdo do relatório anual para as unidades escolares do município, e sugeriu que o mesmo fosse feito às entidades estadual e particular. “A consciência ambiental deve iniciar ainda na infância. Eles serão os cidadãos do futuro e precisam cuidar deste bem tão precioso que é o meio ambiente”, enfatiza.