Em primeiro lugar aparece a cidade de Jundiaí, em São Paulo.
Tubarão teve uma aparição destacada no ranking dos municípios com menor população vulnerável inscrita no Cadastro Único, ficando na oitava colocação. Em primeiro lugar aparece a cidade de Jundiaí, em São Paulo.
O ranking foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil
Segundo o ranking, os dados são referentes ao menor índice de vulnerabilidade social em relação ao número de habitantes. “É a assistência social, no caso da prefeitura de Tubarão a secretaria de Desenvolvimento Social que faz toda a gestão e oportuniza o cadastramento único das famílias em situação de vulnerabilidade. Nós devemos o resultado dessa pesquisa ao trabalho articulado da rede socioassistencial, por meio da qual nossas equipes de Cras atuam com as famílias com renda mais baixa, nosso público-alvo. As nossas equipes realizam a orientação das famílias, encaminhamentos para o mercado de trabalho e qualificação profissional para que elas possam conquistar sua autonomia e superar a situação de vulnerabilidade social. Estamos contentes por estarmos nesse ranking, a realidade econômica de Tubarão também é peculiar, pois é privilegiada por boas ofertas de emprego”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Kelly Botega.
Ainda nesta semana, a secretaria de Desenvolvimento Social divulgou o balanço de todas as ações e iniciativas realizadas ao longo do ano passado. Entre os destaques estão os 33.879 atendimentos e as 3.806 visitas domiciliares realizados às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social do município.
Famílias cadastradas
Tubarão tem, hoje, 8.087 famílias inscritas no Cadastro Único, que é a principal referência do ranking, sendo 4.954 famílias com renda de até meio salário mínimo.