Como era o previsto pelos alertas meteorológicos, a região deve ter um grande volume de chuva para esta quarta e quinta-feira. Assim como já analisado na terça-feira, o coordenador regional da Defesa Civil na Amurel, Anderson Martins, confirma que os modelos que se apresentavam se mostram com acumulados altos persistindo.
“A princípio, entre quarta e quinta, os acumulados estão dando de 50 a 100 mm, bem distribuídos, pontualmente podendo ter mais. Mas, no geral, ficará entre estas médias”, diz Anderson.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco de temporais localizados é alto em todo o Estado, com a possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo. É importante estar alerta e adotar medidas de precaução.
O risco para novos alagamentos, na região, é considerado moderado. “O rio já baixou bastante. Demora um pouco mais para sair do alerta por conta do escoamento de outros mananciais. Seguiremos com as mesmas precauções e em monitoramento. A todos, é fundamental tomar medidas de precaução e manter a vigilância”, completa Anderson.
O risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais permanece alto. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco e esteja preparada para qualquer situação emergencial. A nova onda de chuvas no Estado é resultado da passagem de uma frente fria por Santa Catarina. Na sexta-feira, a chuva deve diminuir gradativamente.