Após um fim de semana com ventos e termômetros mais elevados, os próximos dias deverão ser de frio intenso. A Defesa Civil e a Epagri/Ciram emitiram notas chamando atenção para as baixas temperaturas previstas para os próximos dias no Estado. Hoje, a previsão é de geadas nas regiões de maior altitude.
“Podemos registrar as primeiras horas do dia como as mais frias da semana, com mínimas de -5°C a 2°C e formação de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz. Segundo ela, há previsão de geada pontual também no Alto Vale do Itajaí e nas regiões mais altas da Grande Florianópolis. No Litoral, as mínimas devem ficar entre 3°C e 10°C.
Ontem, já houve uma prévia: em Bom Jardim da Serra a mínima chegou a -1,6ºC. Já em Urupema, na mesma região, os termômetros marcaram -0,7ºC. A temperatura mais baixa registrada em Santa Catarina neste ano foi de -5,4°C no dia 28 de abril, em Urupema.
A diminuição das temperaturas, segundo a Epagri/Ciram, se deve ao avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil. “A partir de amanhã, as temperaturas voltam a subir gradualmente, mas ainda faz frio nas primeiras horas da manhã”, prevê o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra.
Além da baixa temperatura, a Defesa Civil alerta para as ondas, que podem chegar a até três metros de altura. Com a ressaca, é desaconselhável a navegação, assim como banhos de mar e caminhadas na orla. Na quinta-feira, o frio começa a diminuir e à tarde deve ser de elevação nos termômetros.