Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Temperatura do mar pode ter atraído baleias

Número de animais é maior. Uma jubarte foi encontrada morta em Itapirubá.

30/06/2021 06:00

Na manhã de ontem, uma baleia jubarte foi encontrada encalhada e morta na praia de Itapirubá Sul, em Laguna. O Projeto de Monitoramento de Praias, através da Udesc e também do Instituto Australis, foi acionado por um morador local, informando sobre a baleia.


No momento, a equipe já estava a caminho, uma vez que esta praia faz parte do monitoramento diário.


O animal foi registrado em estado de decomposição avançado e desde a tarde de ontem teve início da necropsia do corpo, feita pela equipe da Udesc, para saber qual a causa da morte da baleia.


De acordo com Karina Groch, do Instituto Australis, desde o início de maio está havendo uma ocorrência atípica com avistagens de baleias jubarte perto da costa catarinense.


“A primeira foi justamente na praia de Itapirubá, quando fomos acionados para verificar se eram as baleias francas. Chegando ao morro, percebemos se tratar de uma jubarte. Desde então, foram vários registros e temos recebido várias informações de todo o litoral da presença de baleias jubarte”, explica.


Temperatura do mar pode ter atraído baleias para estas regiões

Uma elevação na temperatura do mar pode estar influenciando a presença de baleias jubarte no litoral catarinense neste ano. O biólogo da Epagri/Ciram Luiz Vianna conta que desde o início do outono é observado um aumento da temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Atlântico Sul.


Durante o mês de abril, a TSM na costa de Santa Catarina apresentou valores de até 1,3°C acima do normal, alcançando 24,5°C. Até a segunda semana de junho, ainda era possível observar valores 1°C acima do normal.


O litoral catarinense é corredor migratório para as baleias jubarte, que normalmente rumam em direção ao Norte, um pouco mais afastadas da costa – diferentemente da baleia franca, que costuma visitar as praias do Estado com frequência.


O pesquisador comenta ainda que um dos principais fatores é que “existe uma alta correlação entre a densidade de baleias no período de reprodução e a temperatura superficial da água¨, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR