A Semana Cultural 200 Anos de Nascimento de Anita Garibaldi iniciou ontem, em Tubarão, com uma encenação teatral, no monumento na localidade de Morrinhos, onde a heroína nasceu em 30 de agosto de 1821. As celebrações em torno dessa data acontecem há meses, inclusive no Uruguai e na Itália, onde Anita participou de episódios históricos.
O evento contou com a presença de alguns moradores e autoridades do município. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Carlos Zamparetti, e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, destacaram a importância da vida e do legado de Anita. “Nós, brasileiros, reconhecemos muito tarde os feitos de Anita Garibaldi, mas hoje valorizamos e saudamos com orgulho a importância histórica que ela teve para o mundo”, destaca Maurício da Silva.
“É uma satisfação iniciarmos esse resgate histórico aqui no local onde Anita nasceu há 200 anos e todas as iniciativas e eventos têm uma grande importância, pois mantém viva e sempre presente a memória dessa mulher que tem uma história respeitada no mundo inteiro”, acrescenta Carlos Zamparetti. A apresentação do grupo teatral Entrepalcos mostrou, em alguns minutos, um resumo da vida de Anita, desde a infância, passando pelo primeiro casamento e, por fim, a vida com Giuseppe Garibaldi.
Hoje, a programação tem como atração um sarau literário, varal literário e uma exposição de banners retratando obras de Willy Zumblick com a temática de Anita Garibaldi. As ações ocorrem a partir das 14h30, na praça Peri Camisão, ao lado da Casa da Cidade.
Sessão comemora o bicentenário
O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos e “Mãe da Itália”, por ter participado de diversas batalhas ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, foi comemorado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em sessão especial. A solenidade destacou os fatos da vida da mais ilustre cidadã lagunense, considerada a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, tendo participado de inúmeros combates, tanto no Brasil, quanto na Itália.
Participaram da sessão diversas lideranças políticas. Foram homenageados no evento o deputado federal Coronel Armando, pelas ações junto ao governo federal em prol das comemorações do bicentenário do nascimento da heroína; o historiador, biógrafo e diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, pelo trabalho em favor da preservação e divulgação da história de Anita Garibaldi, desenvolvido por meio do projeto “Dois mundos e uma rosa para Anita”. A sessão especial foi solicitada pela mesa diretora da Alesc.