Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Fechar [x]

TB é a única cidade do Sul contemplada com a Pfizer

Somente cinco cidades receberam as doses no Estado. Equipamento da UniSul e parceria com a prefeitura possibilitaram o armazenamento

12/05/2021 06:00

Apenas cinco municípios do Estado foram contemplados com doses da vacina da Pfizer. Entre eles está Tubarão, que recebeu ontem 4,6 mil doses do imunizante. Elas serão distribuídas para a população de acordo com o calendário de imunização do governo federal.


“A vacina está vindo para Tubarão porque nós temos onde armazená-la a -80ºC, que é a temperatura necessária para que ela seja mantida. Por isso, estamos entre os cinco municípios do Estado a ter esta estrutura para receber estas doses, que podem ficar até seis meses nesta temperatura”, explica a enfermeira da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, Chaiana Marcon.


A estrutura na Cidade Azul foi possível graças a uma parceria com a UniSul, que disponibilizou um ultrafreezer -80ºC, para armazenamento das doses da vacina da Pfizer. O equipamento, que faz parte da estrutura utilizada pelo programa de pós-graduação de ciências da saúde da UniSul, é o único da cidade.


“A UniSul é uma grande parceira da prefeitura de Tubarão, sempre disposta a ajudar nas demandas da cidade. O apoio da universidade disponibilizando o ultrafreezer para o armazenamento das doses da vacina é de extrema importância, pois sem esse equipamento teríamos que adquiri-lo, e custa em torno de R$ 80 mil, e o equipamento, por ser muito específico, seria utilizado esporadicamente”, diz Daisson José Trevisol, diretor-presidente da FMS.


As doses da vacina ficarão armazenas dentro da UniSul, onde contará com toda a estrutura e segurança da universidade. As vacinas serão distribuídas para os postos de saúde de Tubarão conforme a necessidade local. A prefeitura segue o plano de imunização do governo federal e no momento está imunizando a população com algum tipo de comorbidade, de acordo com a lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde.


“É importante contar com mais um imunizante, até porque a vacina da Pfizer tem uma boa resposta na produção de anticorpos. Então, quanto maior o número de laboratórios disponíveis para aplicação, melhor para a população”, completa Chaiana.


“Temos nossa história entrelaçada com o desenvolvimento de Tubarão e não poderíamos deixar de colaborar com a cidade em um momento tão importante onde estamos imunizando a população contra a covid-19”, destaca o reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Heerdt.

 

Estado recebeu 39.780 doses

O governo do Estado recebeu 39.780 doses da vacina da Pfizer. Em um primeiro momento, cinco municípios catarinenses receberam o imunizante. Para Florianópolis, foram encaminhadas 10.530 doses; São José recebeu 7.020; já Tubarão, Joinville e Blumenau receberam 4,6 mil doses cada, totalizando 31.350 doses. Todos esses municípios foram treinados e possuem estrutura física de parceiros, como universidades e laboratórios privados com ultracongeladores. As demais, um total de 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes. As vacinas servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR