Santa Catarina foi um dos cinco estados no Brasil que notificaram o Ministério da Saúde para casos suspeitos do novo coronavírus, mas todos foram descartados porque não se enquadravam nos critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para risco da doença.
Até o momento, não há nenhum caso considerado suspeito no Brasil.
Entre os critérios de suspeição divulgados pela OMS estão ter viajado para a única cidade onde ocorreu, até agora, transmissão local, que é Wuhan, na China, e ter contato com algum doente ou caso suspeito de coronavírus. Além disso, segundo a OMS, é preciso apresentar os sintomas, similares aos de gripes e resfriados, até 14 dias depois da possibilidade de contato com o vírus.
A Anvisa está reforçando a atenção nos portos do Estado para casos de coronavírus em navios da Ásia. Segundo a Dive/SC, o caso suspeito em Santa Catarina foi registrado em Videira, de um casal que viajou recentemente à Tailândia e apresentou sintomas de resfriado. O caso foi reportado ao Ministério da Saúde.
Foram notificadas ainda suspeitas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.
Operação de Emergência
O Brasil ativou o Centro de Operações em Emergência para organizar a comunicação com os estados e os critérios de definição dos casos. O acompanhamento é feito diariamente, e o Ministério da Saúde informou que tem condições de diagnosticar a doença, se necessário. Além da China, há casos de coronavírus confirmados na Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Vietnã.