Número de novos negócios cresceu 83,8% somente neste setor, em Santa Catarina
O setor da construção civil vive um dos períodos mais aquecidos da última década em Santa Catarina. Levantamento do Sebrae SC aponta que o número de empresas ativas no segmento cresceu 83,8% entre 2020 e 2025, impulsionado principalmente pela criação de micro e pequenos negócios e pelo avanço do mercado imobiliário em diferentes regiões do estado.
Nesse intervalo, o total de CNPJs ligados à construção civil passou de cerca de 69 mil para 126,1 mil, o que representa um acréscimo de aproximadamente 57 mil novas empresas.
O ritmo de expansão supera o registrado por setores tradicionais da economia catarinense, como a indústria, que avançou 54,6%, e o comércio, com crescimento de 37,4% no mesmo período.
Com esse desempenho, a construção civil passou a responder por 9,9% do total de empresas existentes em Santa Catarina. As regiões da Grande Florianópolis, do norte do estado e da Foz do Rio Itajaí concentram a maior parte das novas aberturas, refletindo a forte demanda por empreendimentos imobiliários e obras de infraestrutura.
Para o governador Jorginho Mello, os dados evidenciam o ambiente favorável aos negócios no estado.
Segundo ele, fatores como segurança pública, qualidade de vida, turismo e oportunidades de investimento tornam Santa Catarina um polo atrativo para empreendedores. “O crescimento da construção civil mostra a força do trabalho e do empreendedorismo, que fazem a economia catarinense avançar acima da média nacional”, afirma.
Estado ganha destaque e amplia empregos
O crescimento da construção civil colocou Santa Catarina em evidência no cenário nacional. Segundo o Sebrae SC, o Estado ocupa a sexta posição no ranking brasileiro de empresas do setor, concentrando 7,2% dos cerca de 1,75 milhão de CNPJs existentes no país.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o resultado está ligado a um ambiente econômico favorável, com políticas que estimulam o empreendedorismo e atraem investimentos, fortalecendo setores estratégicos da economia.
As empresas atuam principalmente em obras de alvenaria (35%), instalação e manutenção elétrica (16%) e pintura (13%). A maior concentração está na Foz do Rio Itajaí (25,2%), seguida pela Grande Florianópolis (20,8%) e norte do estado (14,5%).
O aquecimento do setor também impactou o mercado de trabalho. Dados do Caged mostram que o número de trabalhadores formais na construção civil cresceu 47% em cinco anos, passando de 101,6 mil em 2020 para 149,4 mil em 2025. Somente entre janeiro e outubro deste ano, foram abertas 12,5 mil novas vagas. Segundo o Sebrae, a maior parte dos trabalhadores atuam como pedreiro.