Além das três pessoas que tiveram alta da UTI do HNSC hoje pela manhã, outras quatro deixaram a unidade de terapia intensiva para covid-19 agora à tarde. Eles permanecem em leitos da enfermaria.
A aposentada Ivana da Silva, 58 anos, de Tubarão, ficou 14 dias em ventilação mecânica, sendo intubada ainda na enfermaria. Depois conseguiu um leito na UTI de emergência, onde permaneceu 10 dias em tratamento. Hoje ela comemorou com os familiares sua vitória.
O mesmo aconteceu Marina Pansera Figueiredo, 39 anos, também de Tubarão. Ela entrou no HNSC no dia 12 de março e dois dias depois precisou de ventilação mecânica. Marina foi intubada ainda na enfermaria, sendo que dia 18 conseguiu leito, sendo transferida para Unidade de Terapia Intensiva. Na sua alta recebeu o carinho da equipe assistencial, assim como da mãe Dirce Pansera e a madrasta Tatiane Coan.
Outro paciente que comemorou a saída da UTI hoje foi Nilton de Melo Puchalski, 55 anos. Foram 23 dias de internação, sendo 21 em ventilação mecânica na Terapia Intensiva. Apesar da gravidade do caso, o paciente conseguiu vencer a luta contra a covid-19 e agora aguarda alta definitiva em leito de enfermaria.
Essa tarde também foi muito especial para Debora da Silva Floriano, 35 anos, de Gravatal. Depois de ter o filho de oito meses internado pela covid-19 na UTI pediátrica, a paciente também precisou de tratamento intensivo. Foram 21 dias de internação até hoje, 16 deles em leito de UTI intubada.
Com o filho já em casa, Debora recebeu durante a internação áudios e mensagens do esposo Maxciel Neto Mendes e da mãe Maria das Dores da Silva, que a ajudaram na recuperação. Hoje ela pode comemorar sua alta da UTI com a família e com a equipe assistencial. Logo a paciente vai para casa e poderá retomar o convívio com seu bebe e familiares.