As comemorações pela passagem dos 201 anos da Independência do Brasil iniciam nesta sexta-feira nos municípios da região.
Em Tubarão, a solenidade de abertura da Semana da Pátria acontece no pátio do Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, a partir das 10h. A cerimônia marca o início das festividades, já que, até o dia 8, alunos e professores de cerca de 40 unidades escolares da educação infantil e do ensino fundamental vão desfilar nas ruas de suas comunidades para homenagear a Pátria.
No dia 7 de setembro – próxima quinta-feira -, às 8h, acontece a abertura do desfile oficial, com hasteamento das bandeiras localizadas no pátio da Casa da Cidade e execução do Hino Nacional Brasileiro, que será interpretado pela Lira Tubaronense.
Após a cerimônia de abertura, inicia o desfile das instituições militares e civis. Neste ano, 54 entidades vão desfilar pela avenida Marcolino Martins Cabral.
Em Capivari de Baixo, o evento que abre a programação ocorre a partir das 9h, em frente ao Paço Municipal. Nos dias seguintes, serão realizadas solenidades na Apae, no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) e na escola Vitório Marcon. No dia 7, ocorre o tradicional desfile cívico na avenida General Osvaldo Pinto da Veiga, a partir das 14h.
Em Laguna, a Semana da Pátria inicia com homenagens nesta sexta-feira. Para celebrar a Independência do Brasil, serão executados os hinos nacional, municipal e da independência do país em todas as escolas e creches municipais. O hasteamento da bandeira será realizado todos os dias, às 8h, em frente ao Tordesilhas, com presença de autoridades locais e apresentações.
Na quinta-feira, será realizado o tradicional desfile cívico com a participação de 60 entidades.