Prazo do monitoramento na ponte de Laguna foi ampliado até o próximo mês
Os 60 dias inicialmente previstos para os trabalhos de monitoramento e avaliações técnicas na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, chegaram ao fim, mas o trânsito ainda não voltou à normalidade. A estrutura continua operando com apenas uma faixa por sentido e os trabalhos devem seguir até o início de outubro.
Segundo a ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho da BR-101, especialistas continuam analisando informações obtidas por sensores instalados na ponte e por inspeções realizadas diretamente na estrutura. O objetivo é ampliar a base de dados antes da definição sobre a necessidade de novas intervenções ou reforços.
A empresa afirma que os resultados obtidos até agora indicam comportamento adequado da ponte e que a estrutura permanece segura para a circulação dentro das condições estabelecidas.
A velocidade máxima continua limitada a 50 km/h. Também permanece a restrição à passagem de cargas excedentes com mais de 10 toneladas por eixo e largura superior a quatro metros.
Interdição
A Ponte Anita Garibaldi foi totalmente interditada em julho, depois que inspeções identificaram uma anomalia em uma das cordoalhas – conjunto de fios de aço de alta resistência que integra a estrutura. A medida provocou alterações significativas no trânsito da BR-101, com os veículos desviados pela Ponte de Cabeçudas.
Após dez dias de bloqueio e a realização dos reparos emergenciais, o tráfego foi retomado parcialmente, com uma faixa por sentido. Na ocasião, a ViaCosteira informou que equipes especializadas continuariam atuando na parte interna da ponte e que as atividades estavam previstas para os 60 dias seguintes.