Evento reúne cultura, memória e identidade afro-brasileira no Museu Ferroviário
A Semana da Consciência Negra de Tubarão começou com ampla participação da comunidade e marcou o início de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da identidade afro-brasileira. A abertura ocorreu no Museu Ferroviário e destacou elementos ligados à estética, à memória e às expressões culturais do povo negro.
O primeiro momento da noite foi dedicado a um desfile temático que apresentou penteados e referências visuais afro, produzidos pela profissional Aline Helena Martins, e maquiagens assinadas pelo artista Kelvin Possidônio. As apresentações deram destaque à diversidade de estilos e ao significado histórico presente nas formas de uso do cabelo e da estética negra. Durante o evento, também foi apresentado o novo tecido com identidade cultural do município, desenvolvido pela marca Artesano. A peça reúne símbolos e elementos que representam Tubarão e foi recebida como um marco para o reconhecimento das influências afro na formação cultural local.
A programação da Semana da Consciência Negra segue até amanhã, com atividades gratuitas que incluem rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas.