A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina iniciou ontem. O lançamento foi realizado em Tubarão pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Daisson Trevisol - diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão.
O prefeito Joares Ponticelli também participou do lançamento, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oficinas I.
A 23ª edição da campanha segue em todos os municípios catarinenses até o dia 9 de julho e visa atingir uma cobertura mínima de 90% entre 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Para o prefeito Joares, a vinda da secretária Carmen Zanotto para a abertura simbólica da vacinação no Estado demonstra uma aproximação que precisa ser exaltada.
“O estreitamento de relação entre o Estado e município é muito importante. A vacinação cumpre diversas etapas, mas no final é um servidor que faz a aplicação em um posto de saúde. Essa relação de parceria é fundamental e o Daisson, agora como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), vai ajudar bastante nesse processo”, destacou o prefeito.
“O trabalho com os municípios deve ser em conjunto. É nos municípios onde a vida acontece. A relação tem que ser estreita e proativa e é isso que encontramos aqui”, reforçou Joares.
Estado tem boa cobertura vacinal
“É uma campanha histórica no nosso Estado. Santa Catarina sempre teve uma boa cobertura da vacinação da influenza e precisamos manter isso. Reforço a necessidade das pessoas comparecerem para a imunização, conforme as orientações de cada município. É muito importante a população estar protegida. O cronograma é até julho, mas estamos buscando junto ao Ministério da Saúde a tentativa para anteciparmos as doses para Santa Catarina, pois temos um inverno rigoroso”, disse a secretária Carmen Zanotto. Em Tubarão, a vacinação contra a gripe será nas 22 UBS que contam com sala de vacinação, mas a estratégia prevê algumas ações para agilizar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Também faremos a vacinação extramuro, que tem dado muito certo, que é realizada nas escolas, shoppings e outros lugares”, complementa Daisson.
Cuidados especiais
Greice Baggio, mãe do pequeno Francisco, de nove meses, aguardava ansiosa pela imunização do filho na manhã de ontem em Tubarão. “Sempre, mas especialmente neste momento de pandemia, os cuidados devem ser redobrados. E essa vacina é fundamental para proteger nossos bebês e grupos prioritários da gripe. Quem ama cuida e devemos nos proteger”, pontuou.
Nesta primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.