As vacinas que devem estar disponíveis em janeiro do próximo ano, após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e como será a vacinação do imunizante eficaz contra a covid-19 foram a pauta de uma webconferência entre o governador Carlos Moisés e demais governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na tarde de ontem.
O ministro afirmou que o Brasil terá vacinas seguras, todas registradas pela Anvisa. “Todas serão do SUS. Quanto à obrigatoriedade, vamos fazer uma grande campanha de vacinação, mas não pretendemos obrigar ninguém a tomar a vacina”, disse.
Pazuello informou que a vacina do Instituto Butantã deve chegar cerca de um mês antes da AstraZeneca, de Oxford. Até o início do mês de janeiro devem estar disponíveis 46 milhões de doses do Butantã, e essas servirão para iniciar a vacinação, caso sejam aprovadas após o último estágio de desenvolvimento.