Um total de 67 atendimentos e 56 bolsas de sangue seletiva para os tipos O negativo e O positivo foram coletadas em uma tarde no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em São Ludgero. Esse foi o resultado da ação realizada pelo Hemosc, com iniciativa do Lions Clube São Ludgero e apoio da prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Saúde.
A opção pelo sangue do tipo O é pelo fato de, além de ser o doador universal, também é o que há mais demanda, atualmente, no banco de sangue. Para Maria Regina Boteon Buttner, do setor de Captação de Doadores em Coletas Externas do Hemosc, mais uma vez as doações na cidade superaram as expectativas e a ação foi sucesso.
“Foi mais um ótimo resultado obtido e demonstrou mais uma vez como o povo de São Ludgero é solidário e tem amor ao próximo. A coleta só foi possível porque houve o apoio do Lions Clube, da prefeitura e a participação da comunidade. O Hemosc agradece a todos os envolvidos e às pessoas que fizeram as doações”, enfatiza.
Ela explica que a organização em conjunto foi por agendamento, para evitar aglomeração. “A ação aconteceu mantendo o distanciamento e gerando segurança, tanto para o doador como para os colaboradores e participantes. O local tinha uma excelente estrutura e a presença da médica Inês Maria Castelo Gonzales, cedida pelo município, foi fundamental para que a coleta acontecesse”, pontua Maria Regina.