Fundado pelas Irmãs da Divina Providência, o colégio nasceu a partir de um ideal audacioso
Da chegada da Alemanha das Irmãs Albina Fürhrmann, Osvalda Wegener e Albertina Köhler a Tubarão em 1895, dando início à missão educativa na Cidade Azul, são 130 anos de história comemorados hoje pelo Colégio São José. Fundado pelas Irmãs da Divina Providência, o colégio nasceu a partir de um ideal audacioso, movido pela sensibilidade diante das necessidades sociais, morais e espirituais do povo - especialmente das crianças.
Hoje, segundo a diretora, Irmã Rita Fambömel, o Colégio São José alia tradição e modernidade “para oferecer um ensino de excelência, fundamentado na formação humanístico-cristã, científica e tecnológica”.
“Conta ainda com uma equipe de profissionais capacitados e diversos projetos educacionais e sociais que ampliam a vivência dos estudantes. Além disso, o colégio desenvolve ações solidárias, como o projeto “Mãos de Fada”, que auxilia a maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Para marcar esta data tão especial, uma série de comemorações está acontecendo ao longo do ano. Destaque para o lançamento da logo comemorativa dos 130 anos, criada pelos próprios alunos do Ensino Médio, “e os vídeos com depoimentos de diferentes gerações que marcam e marcaram nossa escola, relembrando histórias e vivências, e que estão sendo divulgados nas redes sociais”.
No sábado, um passeio ciclístico reunirá toda a comunidade educativa e seus familiares na Arena Multiuso. Também haverá uma missa de ação de graças, seguida de uma confraternização para todos os colaboradores, além de uma exposição que resgata memórias, histórias e emoções.
“Fiel à missão que o originou, o Colégio São José mantém vivo o lema que inspira gerações: Aqui se vive e se aprende para a vida!”, comemora Irmã Rita.