Uso do WhatsApp direto com a Jucesc para abrir microempresas visa facilitar
Ao completar 30 dias do processo de abertura de pequenas e microempresas diretamente pelo WhatsApp, o número de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) na região já registra crescimento de 5,49% entre 11 de agosto a 15 de setembro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Em um mês, foram abertos 518 novos negócios.
A possibilidade de abertura de empresas pelo WhatsApp começou a funcionar na primeira quinzena de agosto. A ferramenta funciona assim: o empreendedor inicia uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665-5924 e solicita um dos serviços disponíveis. O sistema da Jucesc vai interagir com o empreendedor de forma automática, fazendo perguntas e coletando as respostas, e ao final emitirá o documento oficial solicitado.
Nesta primeira fase, a abertura de empresas contemplará apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como, por exemplo, empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal. A emissão de certidões simplificadas também já está em funcionamento. A Jucesc vai incluir demais serviços nos próximos meses.
Agilidade
A medida de abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp foi desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), e busca facilitar ainda mais o empreendedorismo e o ambiente de negócios.
“Com a ferramenta disponível pelo WhatsApp, estamos simplificando e, portanto, desburocratizando a economia catarinense. O empreendedor que deseja abrir sua empresa ou acessar um serviço da Junta Comercial poderá fazer de forma automática por meio do aplicativo, tornando, portanto, o processo mais rápido e mais ágil”, destacou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.

Aumento neste ano foi de 35,65% em relação a 2024
O crescimento é ainda maior no acumulado do ano, de janeiro a 15 de setembro. O aumento é de 35,65% em relação ao ano passado. Nestes primeiros nove meses do ano foram ativados 3.938 novos CNPJs, enquanto no mesmo período do ano passado o número ficou em 2.903 novos MEIs.
Do volume de 98.892 empresas abertas em 2025 em Santa Catarina até o final de agosto, a maior parte é de micro e pequenas empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) respondem por 81.013 CNPJs este ano.
“A atividade econômica de Santa Catarina é a que mais cresce no país, com avanço de 6,1%. Essa pujança da nossa economia é fundamental para criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.